Para conseguir "dominar o mundo", sem pesar a consciência e com a aceitação do povo, os europeus criaram a Ideologia do Imperialismo.
Para isso, criaram várias teorias para apoiá-la, como: missão civilizadora, espaço vital e darwinismo social.
A missão civilizadora consistia em classificaros outros povos, não-europeus, como bárbaros e atrasados, assim o "branco", que era um ser superior e mais evoluído, deveria ajudar as outras civilizações a se organizarem. Essa teoris foi baseada na existência de várias raças, cientificamente falando. Só que a ciência atual desmentiu, pois uma pessoa não é mais ou menos inteligente que outra pela cor da pele, como também a cor dos olhos e a altura não influenciam.
O espaço vital não é nada mais, nada menos, a crença de que os povos brancos precisavam de mais espaço para sobreviver. Essa teoria seria aproveitada, futuramente, por Hitler.
O darwinismo social foi baseado na teoria da evolução de Darwin e aplicada na sociedade. Baseando nessa teoria, os burgueses estavam mais aptos a sobreviverem na sociedade do que os operarios. Porém, essa teoria não deu certo porque essa lei nunca existiu, as mudanças que ocorreram na natureza foram resultado do acaso.
Feito por: Marcus Vinícius e Nikolas
Postado por: Marcus Vinícius
sábado, 3 de novembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário